Compartilhar um hd sem formatar (win7)

Há alguns dias atrás um amigo me perguntou se tinha como particionar seu hd sem ter que formatar, ele usava o win7 eu respondi a ele por email e ele me disse que seria legal estar postando esta dica, existem varias formas de se fazer isso se vc der uma procurada no google achara varias vídeo aulas sobre o assunto mas mesmo sendo uma coisa bem comum e também como ainda tem muita gente que tem duvidas na hora de fazer isso vou deixar aqui um pequeno tutorial a respeito, mas lembre-se este recurso é para win7 e vista para o xp deve ser usado um programa especifico eu recomendo o Norton PartitionMagic.
Vamos la mãos a obra:



1º Vão a Iniciar – Painel de Controlo – Sistema de Segurança. Na janela seguinte, e no separador Ferramentas Administrativa, cliquem em “Criar e Formatar Partições do Disco Rígido”.


2º O que vamos fazer aqui é o seguinte vamos reduzir o disco. Apos selecionarmos o disco que pretendemos reduzir, neste caso o C, e irá aparecer em baixo o disco e o estado de funcionamento. Clica nessa área com o botão direito do rato e seleciona “Reduzir Volume”.

 
3º O Windows analisa o espaço disponível e abre uma nova janela que mostra os valores que podemos ter antes de reduzir, o espaço livre (o qual podemos “mexer”) e o espaço depois da redução. Agora fica ao seu critério o espaço que mais lhe convém.


4º Foi criada uma partição de espaço não atribuído, instantaneamente, ou seja, a partição está lá, mas não está apta para armazenar ficheiros. Seleccionando o disco de onde foi criada a partição, e em baixo onde diz “ Não Atribuído”, cliquem com o botão direito do mouse e selecionem “Criar uma Nova Partição”. É executado o “Assistente de Novo Volume Simples”.


5º No assistente cliquem em “Seguinte” e escolham o tamanho máximo (já está predefinido o tamanho máximo). Cliquem novamente em “Seguinte” e escolha a letra que pretendes que faça parte do disco, não é importante a letra podes escolher uma qualquer desde que não esteja já em utilização. Cliquem em “Seguinte”.



6º Agora vamos formatar o volume. Escolham “Formatar este volume com as seguintes definições:” e escolham o sistema de ficheiros. Esta escolha, normalmente será sempre em NTFS porque é o sistema que permite que ficheiros grandes (superiores a 4GB) possam ser colocados nessa partição.  Dá um nome à partição e o tamanho da unidade fica em “Predefinição”. Agora se preferir, retire o visto da “Efetuar uma formatação rápida”, se pretende que esta seja normal, mas isso não é relevante. Clique em “Seguinte”.





7º Por fim, aparece o assistente a concluir o processo. Esta janela possui todas as informações da nossa partição. Clique em concluir e a partição será formatada. Após a formatação irá aparecer a janela de “Gestão de Discos” e poderão ver a nova partição feita.


Nenhum comentário: